ORGANIZAÇÃO DE JANTAR DE ANIVERSÁRIO: Part. 2 – Decoração

Bom, iniciando a segunda postagem da organização do aniversário, devo dizer que a ideia era comemorá-lo sem fazer uma grande festa ou gastar tanto, por isso a opção foi fazer um jantarzinho em casa apenas para as amigas mais próximas e família.

Decidido quantas pessoas mais ou menos estariam presentes, a preocupação passou a ser com a decoração, coisa que definitivamente, sempre gostei. A primeira dúvida foi: escolher um “tema” ou apenas definir as cores para usar? E depois de muito perambular pelas lojas da vida em busca de ideias, encontrei, por acaso, em uma viagem que fiz à São Paulo, na famosa 25 de Março, algumas flores de plástico pelas quais foi fácil se apaixonar! É claro, que as flores de verdade são muito mais chiques e charmosas, mas como eram lindas e o medo de não encontrar na feira da minha “grande pequena cidade” cores tão lindas era grande, elas foram as eleitas. E, além do mais, elas eram muito bem feitas e pra quem gosta de inventar uma moda quase sempre - tipo eu - é um ótima opção para guardar e decorar outros encontros entre amigos, o que acabaria até ficando mais barato (entenda-se: custo x benefício), já que, como a famosa música dos Titãs já dizia, “as flores de plástico não morrem” (risos)!


Flores de plástico compradas na Rua 25 de Março em São Paulo. Fotos: Lorena Emerich.

Como é possível notar, uma das primeiras coisas que fiz foi definir as cores e elas vão de tons claros, meio salmão, ao escuro, que pode-se chamar de açaí. Mas, achei que ficaria ótimo acrescentar um tom mais rosa, para ficar uma mistura ao mesmo tempo romântica, feminina e chique.

Depois de comprar as flores e com isso decidir as cores, a preocupação passou a ser em pensar em como arrumaria as mesas e decidi que queria que cada um dos meus convidados tivesse um lugar “exclusivo” à mesa e, por isso, arranjei “jogos americanos” que combinassem com as flores e tecidos para fazerem o papel das toalhas de mesa!

Achei um tecido rosa lindo e com um pouco de brilho em promoção em uma loja e comprei também um tecido de estopa, porque a mistura dos tipos de tecidos fino e rústico fica elegante. Minha querida mãe, que sempre apoia minhas pequenas loucuras na hora de fazer uma decoração pro meu aniversário, foi quem tratou de cortar e embainhar na máquina os tecidos rosa e de cortar do tamanho que eu queria os tecidos de estopa.

Tecidos e Jogos americanos escolhidos para arrumar as mesas. Fotos: Lorena Emerich.

Bom, para que cada uma dos meus convidados tivesse, como disse, um lugar “exclusivo” teria de arrumar um jeitinho na minha casa para caber todos bem acomodados. Aqui em casa conto duas mesas grandes para 8 (oito) pessoas cada, uma na sala e uma na varanda, mas como eu convidei mais de 16 (dezesseis) pessoas, tive a ideia, junto da minha mãe, de utilizar e arrumar a mesa de centro. Mas, para isso teria de colocar almofadas no tapete para que meus convidados pudesse sentar. Aqui em casa já tínhamos 4 almofadas em tom mostarda, o que não combinavam em nada com a minha arrumação. Aí que dona Maria, minha mãe, entrou em ação de novo e fez capas lindas com um tecido quase no mesmo tom das flores mais escuras das flores.

Almofadas que a minha mãe encapou e usadas para os convidados sentarem. Fotos: Lorena Emerich.

Também quis criar porta-guardanapos individuais e adivinhem! Mão na massa mais uma vez! Com os pedaços que sobraram das “toalhas” de tecido rosa, minha mãe, linda (e maravilhosa), fez sem eu saber lindos e delicados porta-guardanapos com lacinhos!

Mas como ela havia feito, apenas 12 (doze) e, no total, queríamos 24 (vinte e quarto), fomos em busca de algo para fazer mais 12 (doze) e intercalar com os que mamãe já havia criado. E foi mais uma vez, andando pelas lojas da vida, que resolvemos que faríamos porta-guardanapos espelhados!

Porta-guardanapos feitos por mim e por minha querida mãe. Fotos: Lorena Emerich.

Sim, nós que fizemos estes lindos porta-guardanapos e prometo um passo-a-passo para um DIY de como fazê-los! E é bem simples!

Resolvi ainda, que arrumaria a mesa, já com pratos, talheres, copos e taças! Já as bebidas, entradas e pratos principais ficariam em um aparador, onde as pessoas poderiam servir-se à vontade! Por isso, resolvi que para cada convidado deixaria um pequeno “mimo” nas mesas. Como não queria gastar muito, resolvi criar um marca-página de livro e colocá-los sobre cada prato individualmente.

Marca-páginas feitos do Word (risos). Fotos: Lorena Emerich.

Criei estes marca-páginas no word mesmo, porque não tenho muitas habilidades para fazê-lo no photoshop ou qualquer outro programa (mas pretendo aprender)! Mas, enquanto isso... Continuarei brincando no word e posso disponibilizar o arquivo aqui para vocês. Mas, já adianto que não tem mistério: preocupem-se com as dimensões e criem à vontade. Ah! Para imprimi-los fui à uma pequena gráfica do meu bairro e pedi para que imprimissem em papel couchê, para que ficassem mais durinhos e depois cortei cada um.

Na sequência continuarei mostrando os detalhes da arrumação do meu aniversário, acredito que já falei demais por aqui hoje (risos), mas espero que estejam gostando!

Até mais, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário